Como é feito o controle de acesso de visitantes no seu condomínio? Há uma guarita com porteiro ou é feito uso de alguma tecnologia específica?
Seja qual for a solução adotada, o fato é que o controle de acesso de visitantes é, acima de tudo, uma questão de segurança nos condomínios e, como tal, merece atenção por parte da administração. Afinal, está em jogo a integridade dos moradores, dos funcionários e do próprio patrimônio coletivo.
A entrada e a saída de pessoas e veículos do condomínio é um momento crítico, especialmente em grandes centros urbanos, onde o número de roubos e furtos segue elevado. E, nesse contexto, o controle de acesso de visitantes é ainda mais importante, uma vez que envolve a presença de pessoas estranhas no condomínio.
Neste post, veja a importância do controle de acesso de visitantes, saiba como deve ser o processo para liberar a entrada e quais soluções você tem à sua disposição para torná-lo mais eficiente e seguro. Acompanhe!
Qual é a importância de um controle de acesso de visitantes bem feito?
Você já parou para pensar quantas pessoas – moradores, funcionários, visitantes, prestadores de serviço e entregadores – circulam pelo condomínio todos os dias? As situações de potencial risco para a segurança do condomínio são diversas e, quanto maior for o edifício, mais exposto ele está. E basta uma única pessoa indesejada passar pela portaria para causar problemas.
Por isso, contar com um sistema de controle de acesso de visitantes é essencial para reduzir esses riscos e trazer benefícios como:
Como fazer o controle de acesso de visitantes com segurança?
Seja qual for o método utilizado pelo seu condomínio para controle da entrada de visitantes, é imprescindível adotar um procedimento padrão e segui-lo à risca, mesmo que isso possa gerar resistência de alguns moradores.
Quando falamos do controle de acesso de visitantes, ele é geralmente dividido em quatro etapas:
Tecnologias para controle de acesso de visitantes
Atualmente, existem diversas soluções que unem tecnologia aos mais avançados recursos de segurança para garantir que o controle de acesso de visitantes seja feito de maneira segura e eficaz.
A portaria remota é um exemplo. Com essa solução, o controle e monitoramento dos acessos ao condomínio são feitos a distância, 24 horas por dia, por profissionais de empresas de segurança localizados em uma central.
Assim, o condomínio tem a certeza de contar com os mais rígidos e profissionais e métodos para controlar a entrada e saída de moradores, funcionários, prestadores de serviço e visitantes, a pé ou pela garagem.
Outra tecnologia a favor da segurança dos moradores são os módulos de segurança de acesso. Esse tipo de dispositivo permite automatizar portas, dar comandos remotos e detectar arrombamentos.
Além disso, a operação do sistema pode ser feita totalmente online, por meio de armazenamento em nuvem. Da gestão de cadastros ao monitoramento das câmeras de segurança, tudo pode ser feito pela internet a partir de qualquer dispositivo.
Por fim, uma das maiores inovações das tecnologias de controle de acesso é a possibilidade de trocar as chaves por métodos de acesso inteligentes e inovadores, como QR Code.
Por meio de aplicativos para smartphone, os moradores geram códigos específicos para entrar no condomínio e também podem enviar convites para liberar o acesso de visitantes. Tudo por meio de leitores de QR Code instalados nos acessos.
Além de agilizar e personalizar o acesso, esse tipo de solução traz ainda mais segurança, já que cada acesso é registrado no sistema e, em caso de problemas, os usuários contam com a função de pânico.
Fonte: Kiper