SC: (48) 3029-3320
RS: (54) 3771-0162

Dia do Porteiro celebra categoria profissional

Profissionais hoje assumem funções diversas, como a de cuidar da segurança

Os porteiros são conhecidos por todos da vizinhança. Na maioria das vezes, estão sempre dispostos a dar uma força em qualquer situação, o que acaba criando laços de amizade com os moradores. Também acabam ficando mais expostos aos perigos vindos da rua. No próximo sábado, dia 9, é comemorado o dia desse profissional. Para marcar a data, o DIA procurou personagens para contar histórias do dia a dia de trabalho.

Faltando apenas 11 dias para a Copa do Mundo da Rússia, o porteiro Samuel Assis, 68 anos, se prepara para vestir a camisa e outros adereços do Brasil. Com 18 anos de trabalho em um prédio no bairro de Santa Rosa, em Niterói, o chefe da portaria conta que ele vira atração em épocas comemorativas.

“Me visto de Papai Noel, de caipira na época da festa junina, e no carnaval me fantasio de gladiador. Agora, estou me preparando para vestir verde e amarelo para a Copa do Mundo. Os próprios moradores me cobram e ficam perguntando o que vou usar. Já me pediram várias fantasias”, conta Samuel Assis.

Segundo o porteiro, ele já recebeu pedidos para trabalhar em outro condomínio, mas recusou devido os laços de amizade que criou com os moradores. Na Freguesia, Zona Oeste do Rio, o porteiro Fernando Ribeiro, de 53 anos, conta que o aspecto mais positivo do trabalho é justamente o de fazer novos amigos entre os moradores. “Sempre tento ajudar todo mundo e eles acabam me auxiliando também. Costumo dizer que eles não são meus patrões, mas sim meus amigos”, diz.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Atualmente, os porteiros fazem muito mais do que os afazeres próprios da categoria. Para se preparar para situações não corriqueiras, existem cursos e treinamentos para os profissionais se especializarem ainda mais.

“Eles carregam consigo a responsabilidade de zelar pela segurança e pelo bem estar geral de uma coletividade, por isso devem ser treinados e reconhecidos”, afirma o gerente geral de condomínios da Apsa, Jean Carvalho.

Mercado disponibiliza cursos de especialização

No mercado, existe uma gama de opções direcionadas para os diferentes aspectos da atuação. As unidades regionais do Senac e do Sindicato da Habitação (Secovi-Rio) são referência neste tipo de formação, mas há outras instituições educacionais que também oferecem qualificação.

Empresas e órgãos públicos tendem a oferecer treinamentos específicos, como os cuidados necessários para lidar com idosos, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, entre outros. Em 2017, por exemplo, a PM do Rio ofereceu um curso de segurança para a categoria.

 

Fonte: /odia.ig.com.br